Pular para o conteúdo principal

Ninguém está no controle


Controle: um termo que sempre foi questionado desde o início dos tempos. Deus queria que o homem fosse fiel a Ele, mas por amor, abriu mão da sua maior vantagem como um Deus Todo Poderoso.  Ele não queria mais criaturas sem sentimentos para o amar forçadamente e sem poesia — Ele já tinha os anjos. Ele sabia que, para sentir o amor de verdade, teria que se jogar na imensidão da incerteza; caber-se na fragilidade humana, sujeitando-se a ela. 


Desde então, guerras foram travadas entre os homens a fim de demonstrar força e poder. O desejo de estar no controle de tudo e de estar sempre a um passo a frente ganhando mais e mais; ao mesmo tempo em que evoluiu o homem, o destruiu. 


Isso continua emaranhado em nossos sentimentos: em nossa ansiedade pelo futuro e em nosso medo do que há por vir — pois ficamos loucos quando nos entregamos ao desconhecido, sem saber o que virá depois.


Muitos agarram-se á fé para preencher essa lacuna de dúvidas, atribuindo tudo a um tempo vindouro próspero e meritocrático; outros são mais céticos e esperam sempre o pior de tudo — o que serve de paz também, pois a dúvida corrói mais do que uma ideia de nulidade.


Esse sentimento de não estar no controle é a maldição mais terrível que alguém poderia inventar — faz muitos fazerem coisas absurdas para conseguirem o que querem. 


É muito triste a sensação de pular no escuro sem saber se vai ser abraçado ou esfacelado; é muito humilhante pular de uma ponte todos os dias e não saber até quando a corda vai nos segurar.


Por que não podemos simplesmente não escolher? Por que não podemos deixar tudo que nos dá nostalgia continuar para sempre? Tudo com a mesma magia e inocência... como se mudar as coisas boas das nossas vidas nunca mais fosse necessário? A vida sempre nos movimenta em direção ao fim, sempre com novos problemas, novas lutas, novas dores de cabeça... tudo para mostrar que estamos no controle de nada.


A vida pode nos iludir por um tempo e nos fazer pensar que vai sair tudo como planejado — mas é só ilusão mesmo. Até hoje, ninguém conseguiu controlar sua vida a ponto de escolher quem pode amá-lo ou quem pode ou não fazer parte de sua vida, ou escolher quando uma doença pode te pegar de surpresa. Há muitas coisas que estão fora do nosso alcance. Em um dia, você pode acordar bem e no caminho para o trabalho, alguém muito irresponsável pode causar um acidente fatal, ou você pode descobrir uma doença que mudará todo o progresso pessoal que você havia tendo. Você pode acordar em um dia e sua mente decidir que você terá a pior dor de cabeça da sua vida ou terá várias crises de ansiedade, e você estará sozinho porque ninguém está sentindo o mesmo que você – não, eles não entendem. Um dia você pode acordar e a pessoa que você ama pode deixar de te amar, por culpa sua ou dela. Um dia você vai acordar e perceber que deixou escapar todas as pessoas que faziam sua vida mais feliz ou talvez elas mesmas farão isso gratuitamente. Realmente não dá para saber de nada.


Quem me dera se pudéssemos escolher os sentimentos que as pessoas tivessem por nós. Quem me dera se pudéssemos escolher que essas pessoas fossem tão fervorosas quanto somos a elas.

Quem me dera se pudéssemos escolher por elas a fim de não serem tão fracas e imorais.

Quem me dera se pudéssemos passar força física e emocional pra elas de tal maneira que não desistam da gente.

Quem me dera se pudéssemos escolher pelas pessoas a sinceridade ao invés da mentira.

Quem me dera se eu pudessemos escolher por elas a não nos trair, porque realmente o que queremos é viver uma vida monótona sem muitas pessoas e sem surpresas.


A verdade é que a gente tem o controle sobre absolutamente nada, principalmente das pessoas. 

Queremos controle mas o controle nunca foi sinônimo de amor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que se passa na sua cabeça? (HIPOCRISIA)

Hipocrisia. Pra quem não sabe, ser hipócrita é o mesmo que fingir acreditar em algo, virtudes, ideias e sentimentos que na verdade não existem ou não são praticados. Ser hipócrita e exigir algo que o mesmo não possui; ser hipócrita é se denominar "A" e ser "B". Cada um de nós temos um pouco de hipocrisia dentro de nós. Sempre queremos o melhor das pessoas quando na verdade só oferecemos o pior pra elas. Ninguém tá nem aí com aquele que está em baixo. "Foda-se, eu já estou aqui em cima." Pensam. A hipocrisia, assim como o fato de errar todos os dias, está emaranhado no nosso DNA. Muitas vezes somos coniventes com o errado, mesmo sabendo que geralmente somos contrários ao que praticamos. Nesta vida (falo como se eu tivesse 60 anos), muito "condenei-errei-pratiquei". Quando você está alienado numa verdade, tudo está perfeito e tudo é perdoável, porém quando se anda de contra mão, você é um coitado que está na lama porque quer e ama ficar ali

Política de Cotas. Uma política ineficiente e injusta

Vivemos um momento conturbado, talvez um dos piores, politicamente. Crise financeira, corrupção, escândalos e mais escândalos. Isso, claro, afeta a vida de cada brasileiro. Os reflexos da corrupção e toda crise política é a pobreza da população que sofre pela falta de saúde, segurança e educação. Tentam maquiar isso com vários sistemas frágeis e ineficientes. Pra cada área podemos observar ao menos um programa. Na saúde: SUS. Um programa completamente ineficiente que não possui organização digna de uma instituição de saúde. Um sistema precário que atende pobres que não têm outra solução a recorrer. Tal sistema é culpado por mortes filas de espera. Na Cultura: Lei Ruannet. Que todos sabem que servem pra promover projetos de ideologias comunistas e mamar o governo. Na segurança: Lei do desarmamento. Tal lei não me pareceu fazer efeito desde que foi criada. Vemos a cada ano que passa inúmeras mortes por armas de fogo, ou seja, há uma guerra oculta e covarde entre o cidadão e ban

Estou Escrevendo Um Livro 😱

Sim, sim, você não leu errado. Desde cedo eu gosto muito de escrever. Prova disso é esse blog. A ideia veio depois de pensar numa história que se foi criando na minha mente quase que automaticamente. Vejo todas as cenas como num filme/série. Grande parte da história são frutos de sonhos. Muitas cenas na verdade não são invenções, é que às vezes tenho sonhos bizarros os quais escrevo um por um e faço, de alguma forma, entrar no livro. SOBRE O LIVRO: Não tenho data definida para lançar um livro de papel, tudo indica que será não só um mas uma série de três livros no mínimo e ele será disponibilizado em formato digital. Caso haja interesse do público poderei ver se consigo fazer o normal mesmo. O nome, em português será: " Sem Alma ", porém será divulgada com o nome em inglês " Empty Soul ". A história tem um formato americano, eu sonho que algum dia vire uma minissérie de TV. A maioria dos nomes são naturais americanos, a linguagem, o estilo é bem p